quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Minha pele negra

Minha pele negra
Carrega a história
Do início do mundo

Antes de existirem
Culturas, continentes
Navegações, Reinos.

Minha pele negra
carrega a origem
da humanidade:

Mãe África.

Minha pele negra
carrega a história
de opressão,

Raptos, prisões, mortes, exploração, estupros
importação de seres humanos
Desumanizados pela sede econômica.

Minha pele negra
carrega a história de meus antepassados

Que baixo a todo tipo de opressão
Violência, humilhação física
Danos psicológicos a sua gente
Dominação e subalternidade

Minha pele negra
Carrega a história de um povo, do meu povo

Que preservou e resgatou sua cultura
Recriou seu continente em outras terras
Lutou com a capoeira
Encontrou forças no culto a seus orixás.

Minha pele negra
carrega a alegria, a força, a resistência
a dança, o canto, a Natureza.
Carrega a ginga, a juventude,
A beleza, o toque dos atabaques.

Minha pele negra
é uma fortaleza
construída com suor, revolta,
coragem e muito amor.

Amor pela vida.
Amor pela liberdade
Amor pelos seus irmãos e irmãs
Amor pela igualdade, pela equidade. 

Minha pele negra
carrega a sede e a necessidade
urgente de transformação! 

Minha pele negra
É a revolução.


Danieli Casimani

Nenhum comentário: